sábado, 4 de junho de 2011

Luta no Marista

Pela primeira vez, a equipe do SEFE do Marista do Rio organizou uma competição de Judô. Essa novidade empolgou e tirou o fôlego dos torcedores! Muitas pessoas no Intercâmbio tiveram contato com essa arte japonesa também pela primeira vez. A atenção era total, buscando entender os golpes, as imobilizações, os estrangulamentos e como eram marcados os pontos pelos juízes.


Olhos atentos nos combates e no painel eletrônico, deixando os ouvidos bem abertos para tentar traduzir as falas em japonês: "Hajime", "Shidô", "Yoshi", "Sono-mama". Deu para entender bem o significado do "Matte", que é a ordem de parar ou esperar o combate. Só o fato dos atletas usarem o Judogi ou kimono (uniforme dos praticantes de judô) pelos ambientes do Colégio, já despertava o interesse dos participantes do Intercâmbio.

 
Muitos torcedores ficaram surpresos em perceber que o judô propicia o aperfeiçoamento pessoal como ser humano. É tudo baseado no ponto de equilíbrio pessoal. Não é apenas a luta pela luta. É uma arte que também é esporte.


Impressionava também a dimensão reduzida do tatame, mas isso não era problema, pois o bom judoca aprende a utilizar a suavidade desta arte, sabendo cair e a derrubar o oponente com segurança.


A competição aconteceu no salão da APM - Associação de Pais e Mestres do Colégio.

Veja mais fotos da competição no álbum deste dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário